Laboratório

Faça parte do primeiro roteiro de História Pública do país.

Preencha este inquérito.

Queremos conhecer o seu projeto!

Formato: Híbrido

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99008219692

ID da reunião: 990 0821 9692

Horário: 10h-18h (GMT+1, Portugal); 6h-14h (GMT -3, Brasília)

Programa

O Laboratório de História Pública procura reunir investigadores do Brasil e de Portugal, focados na comunicação e aplicação dos saberes históricos em espaços públicos e em diálogo com a sociedade. O evento pretende explorar as diferentes formas de interação entre o passado e o presente, promovendo o diálogo entre a pesquisa histórica e o público mais amplo. O debate centrar-se-á em torno de questões como a memória, o património, a educação e os usos públicos da História. 

O evento visa promover novas possibilidades de colaboração internacional e interdisciplinar, fortalecendo laços entre instituições dos dois lados do Atlântico e desenvolvendo projetos conjuntos. Tem como propósito contribuir para a criação de uma Rede Lusófona de História Pública, uma iniciativa relevante para a promoção do diálogo e debate entre investigadores não apenas do Brasil e de Portugal, mas de todos os países de língua portuguesa, ampliando a discussão em torno da História Pública numa ótica transnacional. 

O Laboratório de História Pública constituirá um passo importante na partilha de experiências, práticas e metodologias em contextos lusófonos. Para além de integrar diferentes realidades culturais, a criação desta rede permitirá desencadear iniciativas conjuntas, articulações solidárias e cooperações horizontais que estimulem a preservação da memória e do património histórico nos países envolvidos, o reconhecimento do papel social e político da História, bem como o fortalecimento do carácter participativo do conhecimento histórico.

Organização

  • História, Territórios e Comunidades – Pólo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciências para as Pessoas e o Planeta.
  • Laboratório de História, Territórios e Comunidades (HTC-NOVA FCSH/CFE-UC)
  • Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural (UDESC)
  • Projeto Arquivos Marginais (UDESC)
  • CUME: Grupo de Pesquisa Cultura é Memória (USP/Unifesp)
  • Rede Brasileira de História Pública (RBHP)

Comissão organizadora:
Maria Fernanda Rollo, HTC-NOVA FCSH/CFE-UC
Viviane Borges, Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural (UDESC)
Joana Ralão, HTC-NOVA FCSH/CFE-UC
Susana Domingues, HTC-NOVA FCSH/CFE-UC; INCM

Colaboração na divulgação
Maria Cruz Ferraz (UFF)
Fabiana Powackzuc (UDESC)