Workshops

Tenho um trabalho científico para fazer. E agora?
Este pretende auxiliar o desenvolvimento da capacidade de organização e redação de trabalhos académicos. Partindo de uma apresentação de cariz teórico, os alunos têm a possibilidade de identificar as várias partes que compõem um trabalho científico e definir os seus conteúdos e regras formais. O workshop incide ainda sobre a correta utilização de elementos como citações, notas de rodapé ou referências bibliográficas, bem como sobre os cuidados a ter na utilização e disponibilização de cada tipo de fonte. Num segundo momento, através de um exercício prático, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos aos projetos que se encontram a desenvolver.
Além de dar resposta a uma necessidade sentida no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, este workshop capacita os alunos com ferramentas que lhes serão úteis ao longo do seu percurso académico, em áreas científicas que não se limitam à História ou à Ciência Política.

Cultura material: objetos com história e história dos objetos
Seguindo as abordagens e metodologias mais recentes sobre o papel dos objetos na construção das narrativas históricas pretendemos com este programa desenvolver uma metodologia de estudo que promova a pesquisa histórica e as relações que se estabelecem entre os objetos da cultura material e os fenómenos políticos, económicos e sociais que são específicos do mundo do trabalho e da cultura técnico-industrial. Assim, propomos uma sessão que se desenvolve a partir da análise e descrição de um grupo de objetos previamente selecionados: produtos, embalagens e instrumentos de trabalho…através dos quais os participantes desenvolvem uma leitura crítica destacando as suas mensagens formais e simbólicas e relacionando-os com os processos de industrialização, seus territórios e comunidades.

Pistas e Provas em História
Este programa procura dar a conhecer ferramentas essenciais à investigação histórica, centrando-se para tal, na identificação de fontes e na sua importância. Depois de apresentada uma problemática inicial, os alunos serão divididos em pequenos grupos onde irão analisar uma fonte. Da fotografia à notícia de jornal passando por um relatório ténico ou a ata de uma reunião, serão utilizadas diferentes tipos de fontes. Paralelamente serão abordados diferentes suportes para a consulta de fontes fidedignas, designadamente bibliotecas ou repositórios online de acesso aberto. Por fim, serão reunidos os contributos de todos os grupos para a problemática inicial.

Detectives em História
O workshop Detetives em História tem como objetivos dar a conhecer plataformas agregadoras de informação, diferentes modos de pesquisa e de referenciação de dados num trabalho científico. Estas plataformas, complementares entre si, podem ser uma extensão de repositórios físicos (arquivos, bibliotecas e centros de documentação) ou existir exclusivamente em ambiente digital. Face à diversidade de informação pretende-se ainda sensibilizar os participantes para a exatidão da informação obtida, para a credibilidade das fontes e para a importância dos dados em acesso aberto.
Através da pesquisa em motores de busca, os participantes são convidados a analisar informação de diversa natureza, como artigos académicos, vídeos, fotografias, dados de arquivo, notícias, blogs, entre outros. Concluída a análise, os participantes apresentam o processo da recolha de dados, transmitem e validam os resultados obtidos. Por fim, os participantes identificam a importância deste processo na apresentação de um trabalho original.

Nome Mulher: as mulheres portuguesas no século XX 
Nome Mulher: as mulheres portuguesas no século XX” é uma iniciativa da Rede Resistência no Feminino e do Laboratório de História, Territórios e Comunidades. A Rede Resistência no Feminino procura debater e refletir acerca das diferentes formas de resistência protagonizadas e desenvolvidas pelas mulheres ao longo da história. 
As mulheres têm detido uma importância decisiva no processo de afirmação da democracia e de luta pela igualdade política e social na história contemporânea de Portugal, protagonizando e desenvolvendo vários tipos de resistência. Nos campos e nas fábricas, nas universidades e nas escolas, nas artes e nos círculos intelectuais, na clandestinidade e nas prisões, em todas as dimensões do quotidiano, estas mulheres, de diferentes origens e percursos de vida e com sensibilidades políticas e graus de envolvimento distintos, foram essenciais na luta pela democracia e pela igualdade. 
A presente iniciativa parte da visualização de um episódio à escolha do programa “Nome fonte histórica, procuramos incentivar o debate fundamentado em comentários e questões sobre o episódio escolhido.
As sessões abarcaram diversas temáticas em torno das mulheres, das suas lutas e reivindicações: a luta contra o fascismo e o Estado Novo; o trabalho e as lutas no pós 25 de abril; e ainda os direitos conquistados com a democracia, como o voto, a saúde reprodutiva (planeamento familiar, aborto) e o divórcio.
Com esta atividade os alunos deverão conseguir:
•refletir criticamente acerca de temáticas em torno da “condição da mulher” e dos percursos de luta das mulheres;
•reconhecer o papel das mulheres enquanto sujeito históricos ativos e intervenientes no devir histórico;
• identificar as mudanças sociais operadas entre o período do Estado Novo e a instauração da Democracia;
• reconhecer a importância da ação individual ou coletiva de indivíduos ou grupos no decorrer histórico;
• analisar e refletir sobre fontes históricas diversas utilizadas para o estudo do passado;
• compreender a importância do estudo da história para a problematização das ligações entre passado e presente e a necessidade de intervenção crítica em vários contextos.
Com o visionamento do episódio e com a seleção dos trechos mais relevantes de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada turma, pretende-se que os alunos juntamente com o/a professor/a formulem entre dois a três comentários e/ou questões sobre o conteúdo do episódio, estimulando uma conversa com as oradoras. As questões/comentários devem basear- se e seguir as seguintes linhas orientadoras: numa primeira fase, deve ser elaborada uma análise direcionada para a identificação do sujeito histórico e das causas que levaram ao acontecimento, assim como para a contextualização deste no espaço e no tempo. Procura-se ainda que os alunos identifiquem as mudanças provocadas com o advento da Democracia, assim como reconheçam o seu impacto na sociedade portuguesa atual, problematizando as relações entre o passado e o presente.

Folheto dos workshops