Workshops

Tenho um trabalho científico para fazer. E agora?
Este pretende auxiliar o desenvolvimento da capacidade de organização e redação de trabalhos académicos. Partindo de uma apresentação de cariz teórico, os alunos têm a possibilidade de identificar as várias partes que compõem um trabalho científico e definir os seus conteúdos e regras formais. O workshop incide ainda sobre a correta utilização de elementos como citações, notas de rodapé ou referências bibliográficas, bem como sobre os cuidados a ter na utilização e disponibilização de cada tipo de fonte. Num segundo momento, através de um exercício prático, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos aos projetos que se encontram a desenvolver.
Além de dar resposta a uma necessidade sentida no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, este workshop capacita os alunos com ferramentas que lhes serão úteis ao longo do seu percurso académico, em áreas científicas que não se limitam à História ou à Ciência Política.

Cultura material: objetos com história e história dos objetos
Seguindo as abordagens e metodologias mais recentes sobre o papel dos objetos na construção das narrativas históricas pretendemos com este programa desenvolver uma metodologia de estudo que promova a pesquisa histórica e as relações que se estabelecem entre os objetos da cultura material e os fenómenos políticos, económicos e sociais que são específicos do mundo do trabalho e da cultura técnico-industrial. Assim, propomos uma sessão que se desenvolve a partir da análise e descrição de um grupo de objetos previamente selecionados: produtos, embalagens e instrumentos de trabalho…através dos quais os participantes desenvolvem uma leitura crítica destacando as suas mensagens formais e simbólicas e relacionando-os com os processos de industrialização, seus territórios e comunidades.

Pistas e Provas em História
Este programa procura dar a conhecer ferramentas essenciais à investigação histórica, centrando-se para tal, na identificação de fontes e na sua importância. Depois de apresentada uma problemática inicial, os alunos serão divididos em pequenos grupos onde irão analisar uma fonte. Da fotografia à notícia de jornal passando por um relatório ténico ou a ata de uma reunião, serão utilizadas diferentes tipos de fontes. Paralelamente serão abordados diferentes suportes para a consulta de fontes fidedignas, designadamente bibliotecas ou repositórios online de acesso aberto. Por fim, serão reunidos os contributos de todos os grupos para a problemática inicial.

Detectives em História
O workshop Detetives em História tem como objetivos dar a conhecer plataformas agregadoras de informação, diferentes modos de pesquisa e de referenciação de dados num trabalho científico. Estas plataformas, complementares entre si, podem ser uma extensão de repositórios físicos (arquivos, bibliotecas e centros de documentação) ou existir exclusivamente em ambiente digital. Face à diversidade de informação pretende-se ainda sensibilizar os participantes para a exatidão da informação obtida, para a credibilidade das fontes e para a importância dos dados em acesso aberto.
Através da pesquisa em motores de busca, os participantes são convidados a analisar informação de diversa natureza, como artigos académicos, vídeos, fotografias, dados de arquivo, notícias, blogs, entre outros. Concluída a análise, os participantes apresentam o processo da recolha de dados, transmitem e validam os resultados obtidos. Por fim, os participantes identificam a importância deste processo na apresentação de um trabalho original.

Folheto dos workshops