Debates

Nome Mulher: as mulheres portuguesas no século XX 
Nome Mulher: as mulheres portuguesas no século XX” é uma iniciativa da Rede Resistência no Feminino e do Laboratório de História, Territórios e Comunidades. A Rede Resistência no Feminino procura debater e refletir acerca das diferentes formas de resistência protagonizadas e desenvolvidas pelas mulheres ao longo da história. 
As mulheres têm detido uma importância decisiva no processo de afirmação da democracia e de luta pela igualdade política e social na história contemporânea de Portugal, protagonizando e desenvolvendo vários tipos de resistência. Nos campos e nas fábricas, nas universidades e nas escolas, nas artes e nos círculos intelectuais, na clandestinidade e nas prisões, em todas as dimensões do quotidiano, estas mulheres, de diferentes origens e percursos de vida e com sensibilidades políticas e graus de envolvimento distintos, foram essenciais na luta pela democracia e pela igualdade. 
A presente iniciativa parte da visualização de um episódio à escolha do programa “Nome fonte histórica, procuramos incentivar o debate fundamentado em comentários e questões sobre o episódio escolhido.
As sessões abarcaram diversas temáticas em torno das mulheres, das suas lutas e reivindicações: a luta contra o fascismo e o Estado Novo; o trabalho e as lutas no pós 25 de abril; e ainda os direitos conquistados com a democracia, como o voto, a saúde reprodutiva (planeamento familiar, aborto) e o divórcio.
Com esta atividade os alunos deverão conseguir:
•refletir criticamente acerca de temáticas em torno da “condição da mulher” e dos percursos de luta das mulheres;
•reconhecer o papel das mulheres enquanto sujeito históricos ativos e intervenientes no devir histórico;
• identificar as mudanças sociais operadas entre o período do Estado Novo e a instauração da Democracia;
• reconhecer a importância da ação individual ou coletiva de indivíduos ou grupos no decorrer histórico;
• analisar e refletir sobre fontes históricas diversas utilizadas para o estudo do passado;
• compreender a importância do estudo da história para a problematização das ligações entre passado e presente e a necessidade de intervenção crítica em vários contextos.
Com o visionamento do episódio e com a seleção dos trechos mais relevantes de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada turma, pretende-se que os alunos juntamente com o/a professor/a formulem entre dois a três comentários e/ou questões sobre o conteúdo do episódio, estimulando uma conversa com as oradoras. As questões/comentários devem basear- se e seguir as seguintes linhas orientadoras: numa primeira fase, deve ser elaborada uma análise direcionada para a identificação do sujeito histórico e das causas que levaram ao acontecimento, assim como para a contextualização deste no espaço e no tempo. Procura-se ainda que os alunos identifiquem as mudanças provocadas com o advento da Democracia, assim como reconheçam o seu impacto na sociedade portuguesa atual, problematizando as relações entre o passado e o presente.

Folheto